Formatos Gazeta do Povo Jornais

ESPECIFICAÇÕES DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS – DIGITAIS

FORMATOS IN-PAGE SEM EXPANSÃO - GAZETA DO POVO, TRIBUNA DO PARANÁ E ENKONTRA.COM
Formato Dimensão
(em px)
Extensões
aceitas
Peso máximo
para Html5
Peso máximo
para as demais extensões
Frame rate Tempo máximo
de animação
Formato de substituição
para mobile
Retângulo Médio 300 x 250 html5, gif, jpg ou png 200kb  45kb  12 a 24 fps 30s  300 x 250
Billboard  970 x 250 html5, gif, jpg ou png 200kb  80kb  12 a 24 fps 30s  300 x 250
Super Leaderboard  970 x 90 html5, gif, jpg ou png 200kb 45kb  12 a 24 fps 30s  300 x 250
Halfpage  300 x 600 html5, gif, jpg ou png 200kb  60kb  12 a 24 fps 30s  300 x 250
Slimbanner  300 x 50 html5, gif, jpg ou png 200kb  20kb  12 a 24 fps 30s não se aplica
Leader board  728 x 90 html5, gif, jpg ou png 200kb  45kb  12 a 24 fps 30s  300 x 250
Widebanner  990 x 90 html5, gif, jpg ou png 200kb  45kb  12 a 24 fps 30s  300 x 250
FORMATOS OVER THE PAGE - GAZETA DO POVO E TRIBUNA DO PARANÁ
PARANÁ ONLINE
Formato Dimensão
(em px)
Extensões aceitas Peso máximo para Html5 Peso máximo para as demais extensões Frame rate Tempo máximo outras informações
Fullbar 990 x 90 html5, gif, jpg ou png 200kb 60kb 12 a 24 fps 30s
Dhtml 500 x 300 html5, gif, jpg ou png 60kb 12 a 24 fps 25s Este formato fecha automáticamente com 25 segundos após sua exibição, ou ao clicar no botão de fechar iserido pelo portal

FORMATOS IN-PAGE SEM EXPANSÃO - REVISTAS BOM GOURMET, HAUS, VIVER BEM

Formato Dimensões
(em px)
Extensões aceitas Peso máximo para Peso máximo para Frame rate Tempo máximo Outras informações
Billboard 970 x 250 html5, gif, jpg ou png 200kb 80kb 12 a 24 fps Este formato é entregue somente para Desktops
Tablet Billboard 730 x 164 html5, gif, jpg ou png 200kb 50kb 12 a 24 fps Este formato é entregue para tablets, ou telas menores que 970px de largura
Widebanner 990 x 90 html5, gif, jpg ou png 200kb 50kb 12 a 24 fps Este formato é entregue somente para Desktops
Retangulo médio 300 x 250 html5, gif, jpg ou png 200kb 40kb 12 a 24 fps Este formato é entregue para devices mobiles, ou para telas menores que 730px de largura e na entrega ROS em Gazeta do Povo
Half-page 300 x 600 html5, gif, jpg ou png 200kb 60kb 12 a 24 fps Este formato é entregue somente para Desktops nas páginas internas do Bom Gourmet, Haus e Viver Bem
Link Patrocinado não se aplica apenas texto não se aplica não se aplica estático estático Este formato é entregue nas páginas internas do Bom Gourmet, Viver Bem e Haus
DHTML Patrocinador 500×300 jpg, gif ou png 200kb 80kb 12 a 24fps 25s  Formato exclusivo para entrega de patrocinadores
FULLBAR Patrocinador 990×90 html5, jpg, gif ou png 200kb 80kb 12 a 24fps 30s  Formato exclusivo para entrega de patrocinadores
Publi-E ver outras informações jpg, gif ou png + texto não se aplica 200kb estático estático
O Publi-E é um formato de HAUS e VIVER BEM e deve conter obrigatoriamente:

1 imagem de 1002×500 + titulo de até 30 caracteres + texto de gravata de até 200 caracteres + texto de até 2000 caracteres.
Pode ter mais de uma imagem para galeria ou para ser distribuído no corpo do texto.

 

ESPECIFICAÇÃO DE BOTÃO DE DIRECIONAMENTO PARA PEÇAS FEITAS NO ADOBE ANIMATE

Passo 1:

Ao criar um anuncio no Adobe Animate, selecione na tela inicial a opção “HTML5 Canvas” para que o documento criado ao ser finalizado, crie um pacote de arquivos HTML5.

 

pt1-tuto-adobeAnimate

Passo 2

Terminada a animação, crie uma nova layer no documento (como a camada 12 da linha do tempo mostrada na imagem), e selecionando essa camada utilize a ferramenta “Ferramenta Retângulo (R)” para criar um elemento retangular na camada nova criada

 

pt2-tuto-adobeAnimate

Passo 3

Criado o elemento que será o botão de direcionamento, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione “Converter em Símbolo” ou selecione o elemento e aperte “F8”

 

pt3-tuto-adobeAnimate

Passo 4

A janela “Converter em Símbolo” abrirá. Preencha o campo nome com o valor utilizado para instanciar o botão. No exemplo foi usado “button_1” como nome do botão.
Em “Tipo” selecione “Botão” para que o elemento seja transformado em botão de ação. Clique em OK

 

pt4-tuto-adobeAnimate

Passo 5

Dê um duplo clique no elemento. A linha do tempo passará a exibir as opções de ações para o Botão. Selecione e arraste o frame de “Acima” para “Ocorrência” como na imagem.

Dê um duplo clique no palco para voltar a cena principal e sair das opções de ação do botão criado.

 

pt5-tuto-adobeAnimate

Passo 6

Ajuste o tamanho e posicionamento do botão criado no palco, de acordo com a necessidade de área de direcionamento. Ao finalizar selecione o botão e nas propriedades do elemento na instância indique o nome do botão de direcionamento utilizado (no nosso tutorial usamos “button_1”).

 

pt6-tuto-adobeAnimate

Passo 7

Para incluir o código de direcionamento que será ativado a partir do clique no botão instanciado na cena do anuncio, inicie criando uma nova layer (na imagem “camada 13”).

 

pt7-tuto-adobeAnimate

Agora selecione o primeiro frame da camada criada e abra a janela de ações (F9).
No campo de texto cole o código padrão de direcionamento.

 

pt8-tuto-adobeAnimate

Pronto! Sua peça já pode ser salva e publicada. Para enviar o anúncio basta compactar (usando o Winzip ou Winrar por exemplo) todos os arquivos gerados (pasta de imagem, js e html do anuncio) e enviar para comercial@gazetadopovo.com.br

As peças produzidas no Adobe Animate, com o padrão Canvas devem receber o seguinte código para o botão de direcionamento:

function getUrlVars(){
var vars = [], hash;
var hashes = window.location.href.slice(window.location.href.indexOf(‘?’) + 1).split(‘&’);
for(var i = 0; i < hashes.length; i++){
hash = hashes[i].split(‘=’); hash[1] = unescape(hash[1]); vars.push(hash[0]); vars[hash[0]] = hash[1];
}
return vars;
}
var linkDir = getUrlVars();
if (this.button_1._listeners.click == undefined){
this.button_1.addEventListener(“click”, fl_ClickToGoToWebPage);
function fl_ClickToGoToWebPage() {
window.open(linkDir[‘clickTAG’]);
}
}

ATENÇÃO!!!!

Ao copiar e colar o script acima no Adobe Animate é necessário que se reescreva as aspas duplas de ( ” ” ) e as aspas simples (”) contidas no código, pois esses caracteres se tornam ilegíveis pelo Adobe Animate ao serem colados nele e salvos no documento o que gerará um erro de script na peça impedindo o funcionamento do direcionamento da mesma.

Além disso, verifique a biblioteca de componentes da peça retirando todo e qualquer caractere especial (como ç e ã no nome das interpolações e í em nome de símbolos)

Para enviar peças feitas em html canvas no Adobe Animate, basta compactar todos os arquivos e componentes que compõem a peça em .zip ou .rar e enviar o arquivo compactado para comercial@gazetadopovo.com.br

VÍDEO PRÉ-ROLL
Formato Vídeo Pré-roll
Dimensões
(em px)
4:3 (tamanho máximo 400×300 )
Codec de Vídeo MPEG-4 (h.264)
Codec de áudio AAC, MP3, Vorbis
Extensões aceitas mp4, vast 3.0
Peso máximo 2 mb (vídeos de até 16s)

4 mb (vídeos de até 16s a 30s)

Outras observações Todos os vídeos recebem função de “Pular anúcio” após 5 segundos. Exceções deverão ser tratadas com a equipe comercial

Aceitamos o envio da url do video hospedado no youtube do anunciante. Exemplo do link a ser enviado: https://www.youtube.com/watch?v=Ilz_UJ-OK6A

ESPECIFICAÇÃO DE E-MAIL MARKETING
Formato Dimensões
(em px)
Extensões aceitas Peso máximo Outras observações
Email mkt 600px largura
altura indeterminada
JPG ou montado em html 150kb (a composição de imagem + arquivo html) obrigatório pelo menos um link de direcionamento

Outras informações                                             

  • Para que a leitura não seja prejudicada por barras de rolagem horizontais, limites de janelas pop-up
    ou outros, utilize largura máxima de 600 pixels para os templates de e-mail marketing.
  • Ao inserir textos no template, procure sempre determinar fontes de sistema como: Arial, Verdana,
    Times etc. Desta forma, evitamos erros na renderização e nos alinhamentos do layout. Esses textos,
    posteriormente, poderão ser reproduzidos em HTML e ajudará a manter um equilíbrio entre a quantidade
    de imagens. Esse equilíbrio é fundamental para evitar pontuação negativa em testes anti-spam dos provedores,
    que avaliam a proporção entre cada tipo de conteúdo evitando possíveis bloqueios ou entrega
    na caixa de spam / lixo eletrônico.
  • Utilize imagens em formato JPEG ou GIF e com 72-96DPI de resolução. Otimize a qualidade das imagens
    de forma que todas elas somem, juntas, no máximo 100Kb.
  • Para otimizar a entrega das mensagens, desenvolva o código HTML com até 30kb.
  • Evite utilizar imagens do tipo “spacer”, com dimensões de 1px na largura e/ou altura. Muitos anti-spams
    utilizam esta técnica para checar endereços de e-mail ativos e, por isso, é uma prática considerada
    como spam.
  • Se precisar inserir um espaço vazio entre elementos, utilize a quebra de linha simples com <BR>
    ou uma célula vazia de tabela <td> em que você pode controlar a altura do espaçamento.
  • Jamais faça envio de templates compostos por somente uma única imagem. Deve-se dividir a imagem
    do template em algumas parte através de fatiamento. Isso evitará que a mensagem seja redirecionada
    ao SPAM ou lixo eletrônico dos provedores.

ESPECIFICAÇÕES DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS – JORNAIS

FORMATOS IMPRESSOS GAZETA DO POVO

Dimensões de anúncios:

Formato Dimensão Largura x Altura em cm.
Rodapé de Capa  28,5 x 9,5
Página Dupla  55,3 x 43
Página inteira  28,5 x 43
Meia Página  28,5 x 24,3
Duas Meias Espelhadas  55,3 x 24,3
Meia Página Vertical 16 x 43
Um Terço de Página 28,5 x 17
Dois 1/3 de Página Espelhados  55,3 x 17
Um Sexto de Página  16 x 17
Dois 1/6 de Página agrupado na Vertical  16 x 30

Orientações técnicas para a composição do anúncio para impresso:

  • Considerar a lombada de 2cm no meio dos formatos página dupla, duas meias espelhadas e dois terços de página espelhados. Evitar colocar informações e elementos gráficos nessa área;
  • Considere não colocar elementos na área de sangra interna de 2 cm em todos os lados da arte;
  • Resolução de 300 dpi em todos os elementos que compõem a arte.
  • Usar sistema de cores subtrativas CMYK.
  • Enviar material em PDF.

FORMATOS IMPRESSOS TRIBUNA
Formato Dimensão
Largura x Altura
em cm.
Resolução (DPI) Sangras Esquema de cores Extensões Aceitas
Capa (rodapé)  24,5 x 5  300 dpi  não se aplica  CMYK  PDF
Página Dupla  51,5 x 40  não se aplica
Página inteira  24,5 x 40  não se aplica
Meia Página  24,5 x 20  não se aplica
Um terço de página  24,5 x 13  não se aplica
Um Sexto de página  12 x 13  não se aplica
Um Doze avos de página  8 x 9  não se aplica
Rouba Página  19,5 x 29  não se aplica
Colunagem Publicdade Legal
1 col   2 col 3 col 4 col 5 col
4,6cm  9,7 cm 14,7 cm  19,7 cm  24,7 cm

ESPECIFICAÇÕES DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS – REVISTAS

FORMATOS IMPRESSOS BOM GOURMET E HAUS / ENKONTRA LANÇAMENTOS
Formato Dimensão
Largura x Altura
em cm.
Resolução
das imagens e
do anuncio
Sangra
Interna
Modo de cores Extensões Aceitas
1 Página  21,4 x 28,5 300 dpi 1cm de margem de segurança para todas as extremidades  CMYK  PDF
Dupla 41,8 x 28,5 1cm de margem de segurança para todas as extremidades

Exemplos de formato Bom Gourmet / HAUS

Página simples: Página dupla:

FORMATOS IMPRESSOS DELIVERY BOM GOURMET
Formato Dimensão
Largura x Altura
em cm.
Resolução
das imagens e
do anuncio
Sangra
Interna
Modo de cores Extensões Aceitas
1 Página  18,4 x 25 300 dpi Não se aplica  CMYK  PDF
Dupla 38,8 x 25 Não se aplicas

Exemplos de formato Delivery Bom Gourmet

Página simples: Página dupla:
 Delivery-Bom-Gourmet---Pagina-Simples_Revista Delivery-Bom-Gourmet---Pagina-Dupla_Revista

FORMATOS IMPRESSOS VIVER BEM
Formato Dimensão
Largura x Altura
em cm.
Resolução (DPI) Sangra
Interna
Modo de cores Extensões Aceitas
Aplicação de Logo na Capa (Patrocínio) Não se aplica  300 dpi Não se aplica  CMYK  AI, PDF ou EPS
1 página 13 x 20,5 Não se aplica  PDF
Dupla 29 x 20,5 Não se aplica

 

Exemplo do formato Viver Bem

Página simples: Página dupla:
Viver Bem Simples - Formato Pocket Web